As comemorações do décimo aniversário da Aberdeen-Angus Portugal – Associação de Criadores decorreram na Ilha Terceira, Açores, berço e sede da Associação e integraram o sétimo Dia de Campo.
O programa das comemorações teve início na noite de dia 25 de Outubro, com um jantar de boas-vindas que decorreu em ambiente de convívio e boa-disposição entre todos os participantes.

A programação do dia 26 começou nas instalações da Sociedade Musical Recreio da Terra Chã com um conjunto de palestras sobre a raça, a sua história, o seu desenvolvimento e a actividade da Associação.
Foi exibida uma apresentação sobre os 10 anos da implementação da raça em Portugal e da Associação. O secretário-técnico da raça, Helder Nunes, apresentou seguidamente os dados do Livro Genealógico, a evolução do efectivo e do número de criadores aderentes, deixando promissoras expectativas sobre o crescimento da raça e a comercialização da carne. Referiu ainda a importância do BreedPlan como sistema de avaliação genética e as vantagens da sua utilização.
João Diogo Ferreira, médico-veterinário e Vice-Presidente do Conselho Técnico e Consultivo, realizou uma apresentação sobre a Monitorização Electrónica dos animais criados em sistemas extensivos, referindo um conjunto de equipamentos que facilitam a monitorização dos animais mesmo a grande distância e que permitem identificar com precisão momentos cruciais no desempenho produtivo e reprodutivo, como os partos e cios. Referindo que apesar de algumas limitações e de uma grande necessidade de capacidade de análise dos dados os sistemas encontram-se em permanente desenvolvimento, perspectivando o aumento da sua fiabilidade a curto prazo.
O Dr. João Faugundes, Director de Serviços da Unicol apresentou os valores de transferências de embriões a nível mundial, europeu e nacional, salientando que, apesar do diminuto número e de algumas limitações esta técnica apresenta elevadas potencialidades da transferência no melhoramento de bovinos de carne, como justificam o número de embriões congelados importados.

Por fim, o Eng.º Joaquim Marçal, Técnico e Sócio da CERTIS, fez uma retrospectiva sobre a entidade certificadora e a relação com a Aberdeen-Angus Portugal, referindo o início do processo de certificação da rotulagem facultativa, com a perspectiva de terminar o corrente ano com mais de 8000 carcaças certificadas e a adjudicação de parte do trabalho de campo referente ao Livro Genealógico do continente e de Espanha. Terminou com a exibição de um pequeno filme sobre a CERTIS.
O programa do Dia de Campo prosseguiu com uma visita à exploração Quinta dos Talhões, criador cujo efectivo tem por base animais importados da Alemanha, Irlanda, Reino Unido e Dinamarca e que tem sido melhorado com recurso a Inseminação artificial e embriões de diversa origem. Desde 2014 que esta exploração tem apostado também na produção própria de embriões. Visita com excelente organização e que permitiu que os criadores participantes verificassem a elevada qualidade dos animais da exploração.

Apesar da chuva que se fez sentir o almoço, um churrasco de carne Angus na Quinta do Galo, decorreu em ambiente de festa e camaradagem entre os criadores.
O jantar de comemoração do Décimo Aniversário da Associação decorreu na Pousada S. Sebastião. A Pousada de Angra, situada no Forte de São Sebastião um forte do século XVI e que ao longo da história de Angra desempenhou um papel fulcral na defesa da ilha e na protecção dos navios portugueses que nas rotas do Brasil e da Índia atracavam na Ilha.
O Presidente da Direcção, João Espadinha, dirigiu-se aos cerca de 100 de participantes (entre criadores, produtores de carne e convidados) salientado o caminho percorrido pela Associação ao longo dos últimos dez anos, com um crescimento que tem sido constante, sustentável e consistente, e referindo que, apesar da conjuntura não ser a mais favorável ao sector, a Associação está focada no aumento do apoio aos criadores, quer nacionais quer espanhóis, e na aposta no estabelecimento de parcerias que visem a promoção e divulgação da raça e da carne, como produto de elevada qualidade. O Director Regional da Agricultura dos Açores, José Élio Ventura, marcou presença no jantar e enalteceu o papel dos criadores e da sua associação no desenvolvimento e promoção da raça em Portugal e, em particular, na região autónoma dos Açores. “Há 10 anos atrás existiam 16 produtores da raça Aberdeen Angus nos Açores e em Portugal Continental, mas presentemente já existem 194, sendo que ao nível dos animais passamos de 104 para 3.516 fêmeas adultas, o que dá bem nota do crescimento que esta raça tem tido”, referiu José Élio Ventura, acrescentando que as características dominantes desta raça reflectem uniformidade na qualidade da carcaça e da carne, elementos essenciais para a potenciação de mercados de qualidade. Este jantar de comemoração contou ainda com a presença do Director Regional do Desenvolvimento Rural, Valter Braga.

No dia 27 decorreu a visita à exploração de Alexandra Parreira, uma antiga ganadaria brava que se converteu à raça Aberdeen-Angus com foco na produção de carne, e a Assembleia-Geral Ordinária de apresentação do Plano de Actividades e Orçamento para 2020.
A Aberdeen-Angus Portugal agradece a todos quantos contribuíram para o sucesso deste evento, em particular aos criadores “Quinta dos Talhões” e “Alexandra Parreira” que receberam as visitas de campo, e aos criadores que marcaram presença nestas comemorações.


