Funcionamento do Posto
Os pedidos de alteração de raça são recebidos automaticamente por e-mail através da submissão das declarações de nascimento pelo iDigital, onde o campo de raça especial é preenchido por Aberdeen-Angus ou Cruzado Aberdeen-Angus. É importante salientar que a célula de identificação do pai deve estar preenchida para que se dê continuidade ao processo de atribuição de raça.
Animais obtidos por inseminação artificial é obrigatório o envio do respectivo comprovativo de inseminação (IA). Para esse efeito, deve enviar a declaração de nascimento junto com o respectivo talão de IA para o e-mail snira@aberdeen-angus.pt solicitando a validação de raça. É emitido um e-mail de resposta com confirmação de validação ou justificação da não atribuição de código de raça.
Este processo demora aproximadamente 48h úteis devendo o requerente contactar a Aberdeen-Angus Portugal caso a validação não se concretize em 72h.
Condições para a alteração dos códigos de raça
Para efeitos de validação da raça, são verificados pelo técnico competente deste posto, um conjunto de parâmetros obrigatórios para seja atribuído o respectivo código ao animal.