O programa BREEDPLAN é um sistema moderno de avaliação genética que permite avanços rápidos no melhoramento de raças bovinas de carne, que ajuda na pressão de seleção e na dimuição do intervalo entre gerações.
O sistema foi criado na Austrália pelo Animal Genetics & Breeding Unit (AGBU) e comercializado pelo Agricultural Business Research Institute (ABRI).
O programa é utilizado na Nova Zelândia, EUA, Canadá, Argentina, Uruguai, África do Sul, Reino Unido (Aberdeen-Angus Cattle Society), Hungria e agora utilizado também em Portugal, sendo o programa de avaliação homologado pela DGAV para a raça Aberdeen-Angus.
O programa utiliza a tecnologia BLUP (Best Linear Unbiased Prediction) para a análise estatística e para a produção de valores genéticos estimados designados por EBVs (Estimated Breeding Values) para vários caracteres produtivos importantes (e.g. peso ao desmame). Os valores de performance são apresentados nas unidades correspondentes (ex: kg) ou em percentagem (%).
Para o cálculo de cada EBV são utilizados os dados de performance do indivíduo, dos seus parentes (i.e., pedigree), a herdabilidade de caractere e a relação entre eles numa única avaliação.
Fonte: BREEDPLAN – Technical (http://breedplan.une.edu.au/index.php)