Estalão da raça
Aspecto Geral
A Aberdeen-Angus é uma raça produtora de carne nobre, de tamanho moderado, mocha (i.e. sem cornos) e com pelagens preta e vermelha (gene recessivo), é reconhecida pela rusticidade, precocidade sexual, pelo seu crescimento e bom acabamento, facilidade de parto, capacidade maternal e pela sua longevidade.

Os animais devem ter temperamento activo, mas não agressivo, com movimentação lesta, demonstrando aprumos correctos e articulações fortes.

Os vitelos devem ser longilíneos nos primeiros meses de vida, com maior comprimento das extremidades do que a profundidade do tórax. É importante que nesta fase o aspecto juvenil não tenha desenvolvimento excessivo de pescoço e cabeça e tenha pouca deposição de gordura.

Tamanho
O tamanho moderado dá à Aberdeen-Angus equilíbrio, onde o corpo deve ser bem balanceado nas quatro pernas e patas, com cumprimento adequado e um quarto posterior largo.

Massas musculares
A musculatura deve ser suficientemente desenvolvida, mas não em excesso, para não afectar a fertilidade das fêmeas. Quando se observa um animal pronto para o abate, as massas musculares devem formar um conjunto de músculos indiferenciados. O lombo deve ser bem largo e os quartos compridos com músculos que desçam até aos curvilhões.

Pele e pelagem
A pele deve ser de espessura moderadamente grossa e elástica. O pêlo deve ser abundante, curto a médio, sedoso e de aspecto musgoso, de espessura média, de cor preta ou vermelha.

Cabeça
A cabeça deve possuir um perfil levemente côncavo a recto, narinas amplas, boca grande e olhos bem separados. As orelhas são de tamanho médio nos machos e grandes nas fêmeas, ligeiramente erectas e bem cobertas de pêlos, com franja na borda interior da orelha; não devendo ser frouxas ou caídas.

Nos machos a cabeça é de tamanho médio, levemente alongada e arredondada, nas fêmeas é mais fina e alongada.

A característica mocha deve ser bem pronunciada., não sendo permitida a presença de vestígios de chifres, batoques ou rudimentos córneos

Terço posterior
A linha dorso-lombar deve ser recta, nivelada e carnuda. O lombo deve estar bem musculado. Na zona da bacia, a garupa deve ter os ilíons com boa distância entre si e estes em relação aos isquíons e serem ambos bem arredondados. Os quartos posteriores devem ser amplos, de contornos arredondados, devendo a musculatura descer o máximo possível aos curvilhões. A musculatura não deve ser muito proeminente, especialmente nas fêmeas. A região entre as pernas deve ser limpa, sem excesso de gordura. A inserção da cauda deve estar ao nível do dorso e ter bom comprimento.

Aprumos
Possuir aprumos correctos quer dos membros anteriores quer dos posteriores e angulosidade adequada para que o movimento seja livre. As patas devem ser médias a longas, com ossos fortes, separadas entre si, indicando boa aptidão cárnica.

Testículos
Devem ser bem desenvolvidos, ambos em tamanho e sem excesso de deposição de gordura no saco escrotal e este estar bem inserido.

Úbere
De tamanho intermédio, sem excessiva cobertura de pelos, correctamente conformado e implantado, com os quartos mamários bem desenvolvidos e simétricos, tetos finos e de tamanho médio.

Prepúcio e umbigo
Os animais devem ter a linha ventral (inferior) o mais recto possível, não sendo desejado prepúcios e umbigos proeminentes e afastados do corpo.

NORMAS ESPECÍFICAS - MANCHAS BRANCAS E LUNARES
Manchas Brancas
Consideram-se manchas brancas quando os pelos brancos estão sobre a pele branco-rosada.
Só serão permitidas manchas brancas nas seguintes regiões:
  • Machos
    • a) Na linha ventral (inferior) na região compreendida entre o saco escrotal e o prepúcio, excluindo estes, assim como na face medial (interior) das pregas de pele da virilha (sem sobressair lateralmente);
    • b) Somente no colo do saco escrotal (inserção no corpo), não sendo admitidas manchas no corpo do saco escrotal;

  • Fêmeas
    • a) Na linha ventral (inferior) entre o umbigo e o úbere, excluindo o umbigo, e na face medial (interior) das pregas de pele da virilha (sem sobressair lateralmente);

Lunares
São consideradas lunares regiões com pelos brancos ou de outra coloração sobre a pele pigmentada de coloração normal (pigmentada). Os lunares não constituem um defeito.

Características que constituem desclassificação
Animais que possuam as características abaixo descritas não podem ser registados no L.G.:
  • ornos, batoques ou rudimentos córneos;
  • Manchas brancas fora da região permitida;
  • Defeitos congénitos.
 Copyright © 2009 | Aberdeen-Angus Portugal Contactos | Sitemap | Desenvolvido por: Ruralbit | Última Actualização: 2017-May-29