Aprovação de Toiros para uso em inseminação Artificial
1. Genótipos
São aprovados para uso em inseminação artificial, os toiros comprovadamente da raça Aberdeen-Angus;
Não são aprovados para uso em inseminação artificial, os toiros comprovadamente da raça Deutsche Angus (Angus Alemão);
Não são aprovados para uso em inseminação artificial, os toiros com origem em Livros Genealógicos que registam na mesma seção: toiros Aberdeen-Angus e Deutsche Angus (Angus Alemão);
2. Elementos necessários à aprovação dos toiros da raça aberdeen-angus para registo em linha pura:
Cópia do Certificado de Pedigree de Origem;
Cópia do Certificado com perfil genético (SNPs ou STR) com confirmação de paternidade ou filiação;
Cópia do Certificado do teste a condições genéticas, caso se aplique.
3. Elementos a considerar nos comprovativos de inseminação para alteração dos códigos de raça especial snira nº 41 (aberdeen-angus) e nº42 (cruzado aberdeen-angus):
Marca auricular da fêmea servida;
Nº de registo do toiro;
Data da inseminação;
Validação pelo técnico ou Diretor do subcentro.
4. Sobre a raça deusthe angus (angus alemão)
Tendo em conta que existem dois genótipos (i.e. raças) com designação “Angus”, a raça Aberdeen-Angus e a Deusthe Angus (DA), abaixo informação sobre esta última.
A raça Deusthe Angus é uma raça com origem na Alemanha e que foi obtida a partir do cruzamento por absorção com várias raças como por exemplo a German Black/Red Pied Cattle ou a Gelbvieh, utilizando animais puros Aberdeen-Angus no cruzamento. O objetivo era criar uma raça nova, mocha, que tivesse mais estrutura, mais músculo e menos gordura, tendo sido fundada a Associação de Criadores em 1955.
Sendo a Alemanha um estado federal, prevê-se que existam organizações gestoras dos livros genealógicos das raças para cada estado. No entanto, o registo configura-se num único Livro “Angus” com duas secções destintas por raça: Deutshe Angus (DA) com código de raça nº41 e Aberdeen-Angus (AA) com código de raça nº42.
Existem países admitirem num único Livro a entrada dos dois genótipos.
Como em Portugal existe apenas o Livro Genealógico da Raça Aberdeen-Angus, apenas se aprova/regista genética desta raça, não sendo aceite genética de Livros Genealógicos da raça Deutshe Angus ou daqueles que registam os dois genótipos e seus descendentes apenas num Livro Genealógico.