Fartos de Serem Ignorados, os Agricultores Saíram à Rua!
Um pouco por todo o país, os agricultores estão a demonstrar o seu descontentamento cortando fronteiras, estradas e participando em marchas lentas.
O corte nas ajudas foi a gota de água, mas o sentimento de revolta e de desconsideração vem-se acumulando há vários anos. O sector agrícola tem sido ignorado pelo poder político e o Ministério da Agricultura esvaziado nas suas funções, quadros e relevância.
A transferência de competências, primeiro para o Ministério do Ambiente, depois para as CCDR e ainda para o Ministério da Coesão, são o caminho para a insignificância da Agricultura.
Acresce a esta situação a total ausência de uma Política Agrícola Nacional e a completa subserviência às regras emanadas de Bruxelas.
A segurança alimentar, a preservação do território e do ambiente não são possíveis sem um sector agrícola forte e produtivo. É necessário que os agricultores e o sector sejam ouvidos e considerados e que haja uma verdadeira política que vá para além da mera distribuição de uns milhões de euros em fundos garantidos à última hora.